Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Intervenção artística invade Ponte da Maria Fumaça com tema Rio Preto das Onças em Jaguariúna

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 29/03/2021 Intervenção artística tem o título ‘O Rio Preto das Onças’ Levar arte para os espaços públicos e turísticos de Jaguariúna. Esse é um dos objetivos da Secretaria de Turismo e Cultura ao incentivar a divulgação da cultura e da arte, em diferentes pontos da cidade.
 
A mais recente intervenção artística tem o título ‘O Rio Preto das Onças’ e foi realizada na Ponte da Maria da Fumaça, pelo artista visual Wallace André, que se identifica como Low-Key (significa discreto por isso não mostra o rosto nas fotos). O trabalho voluntário ocorreu em contrapartida a lei Aldir Blanc. 
 
“Acredito que minha arte é o meu rosto, tudo que faço reflete a minha personalidade. Quando as pessoas olharem para minha obra, elas vão saber que é minha, pois se trata da minha identidade”, analisa o artista completando que a pintura demorou oito dias para ser concluída.
 
O artista relata que a ideia de criação do desenho ocorreu após pesquisa sobre a história da cidade, o significado da bandeira, suas cores e a origem do nome. 
 
“Essa intervenção foi criada para que ficasse um marco, um ponto nodal, pois a onça conhecida também como Jaguar, no dialeto tupi Îagûara, se torna uma imagem muito marcante. Nessa técnica fiz também alguns rostos entre pedras como se fossem índios tupis, e pedras como se fossem as pedras do rio que deu origem ao nome da cidade. Essas onças existiram mesmo na história da cidade. A ideia foi criar uma obra social, turística e cultural por ser um ponto de tráfego de muitos moradores da cidade e turistas”, explica.
 
Ele relata que encontrou algumas dificuldades para realizar a pintura. “As partes mais altas e o formato do monumento, por ser um local geométrico, limitaram um pouco os trabalhos com os andaimes, mas a Secretaria de Cultura de Jaguariúna muito atenciosa e prestativa me forneceu um caminhão guincho com uma gaiola no qual eu trabalhei com toda segurança necessária, e isso me ajudou a fazer o desenho com mais rapidez nas partes mais altas”, conta o artista.
 
A técnica em grafite utilizada foi Fadingout Abstract. “Já venho desenvolvendo essa técnica que começa com as cores mais chapadas e vão desaparecendo como se fosse fumaça no espaço pintado. Também aplico formas geométricas criando formas abstratas, e nota-se alguns rostos esfumaçados. Por ser um monumento mais geométrico tive também um pouco de dificuldade nisto, mas obtive êxito, pois quando é uma parede ou uma tela essa técnica fica mais fácil de se trabalhar. Todo o meu trabalho é exclusivo e desempenhado sob tema que se contrapõe ao local”, explica.  
 
Ele ainda agradeceu a secretária Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos e aos profissionais da secretaria que deram o suporte necessário para a realização da obra, além do Hotel Jaguary.
Detalhe da Onça Preta pintada na Ponte da Maria Fumaça
Compartilhe:
Comente: