Notícias > Memórias de Jaguariúna
Desfiles cívicos movimentaram a comunidade e entraram para a história de Jaguariúna
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 03/03/2021
Essa tradição é tão antiga que existe um registro fotográfico de 1923, quando ainda era um lugarejo, onde mostra um desfile na Rua Alfredo Engler, com a participação de escoteiros.
A ex-aluna Elza Aparecida Pimenta recorda que desfilou quando estudava na escola Amâncio Bueno, em 1970, e no Tozzi, de 1973 a 77. “Era muita emoção e me sentia orgulhosa de estar desfilando. A emoção era ainda maior quando a fanfarra começava a tocar”, relata Elza Aparecida.
Ela ainda se emociona ao lembrar dos amigos de escola, pois foi uma época muito boa. A Rua Cândido Bueno foi o local de realização da maioria dos desfiles. Os alunos, professores e diretores se uniam na preparação enquanto que a comunidade esperava com ansiedade pelo evento.
Numa fase mais recente, eles aconteceram no Centro Cultural, com a participação das escolas de Jaguariúna. Atualmente, a cidade deixou de promover os desfiles cívicos.
Veja mais:
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/02/2021 Vozes da Notícia #23: Nem as crianças estão livres do estresse em tempo de pandemia O estresse está cada vez mais presente na vida das crianças e já vem causando preocupação entre os especialistas.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 28/01/2021 Ano de 2016: Jaguariúna recebia a seleção olímpica de vôlei feminino de Camarões Ginásio Azulão recebeu em torno de 2 mil pessoas para jogos amistosos contra Brasil.
Comente: