Estrela da Mogiana

Notícias > Meio Ambiente

Jaguariúna integra lista de cidades certificadas no Programa Município VerdeAzul

por Redação/Estrela da Mogiana em 28/12/2020 Cidade ganhou o selo pelo décimo ano consecutivoO Programa Município VerdeAzul (PMVA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) anunciou em evento virtual, 100 certificações para municípios paulistas.
 
Jaguariúna está na lista de municípios certificados ao aparecer na 39ª posição, com nota de 88,57. A cidade subiu 27 posições, passando de 66º lugar, em 2019, para 39º neste ano.
 
Esta é a décima vez que a cidade consegue o selo VerdeAzul. E mais uma vez foi destaque no ranking por suas ações de gestão e proteção do meio ambiente.
 
Entre essas ações está o Programa Bacias-Jaguariúna, que prevê a conservação e recuperação de mananciais.
 
De acordo com a diretora do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, Aline Granghelli Catão o Programa Município Verde e Azul estimula a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do município.
 
Ela explica que o programa engloba vários temas estratégicos dentro da administração pública, o que comprova a estreita relação do meio ambiente com as demais áreas administrativas, como saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico e social, entre outras.
 
Aline destaca ainda que esse resultado indica a eficiência da gestão de todos os pilares da administração pública.
 
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa tem como principal objetivo estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.


“Por meio do PVMA nós levamos as nossas ações, intenções e sugestões para que cada região possa melhorar suas condições em relação ao meio ambiente. Este evento é para coroar os municípios que se dedicaram ao compromisso do desenvolvimento sustentável com esforços contínuos em prol da qualidade de vida e preservação da biodiversidade”, destaca o secretário da SIMA, Marcos Penido.
 
Atualmente, estão inscritas 616 cidades que, ao participarem de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

O Programa oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.
 
Ele resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.
 
“O PMVA é indutor de políticas públicas e tem uma relação com todas as áreas da pasta. Nosso papel é pavimentar o caminho entre os municípios e a SIMA, auxiliando as prefeituras nas questões de esgoto, resíduos sólidos, preservação da biodiversidade e meio ambiente”, explica o coordenador do programa, José Walter Figueiredo Silva.

Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos. Com a qualificação, os interlocutores municipais podem ter acesso ao sistema por meio de senha e login para conferir as notas e avaliações das suas cidades.

Índice das notas:
Acima de 80 – municípios certificados
De 60 a 79,99 – municípios qualificados II
De 40 a 59,99 – municípios qualificados I

Confira aqui o ranking dos municípios em 2020.
 
Compartilhe:
Comente: