Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Jaguariúna integra programação do maior festival da criatividade do mundo neste feriado

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 21/04/2020
Ouça:
Atividades podem ser acessadas através da internetO Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day), maior festival colaborativo de criatividade do mundo, está sendo realizado nesta terça-feira, 21, e continua na quarta, 22, através de uma página na internet, com uma programação totalmente online.
 
“O Dia 21 de abril faz parte do calendário oficial das Nações Unidas desde 2017 e tem como objetivo mostrar a importância da criatividade para resolução de problemas, além de promover o desenvolvimento sustentável. Com base nesse chamado, o brasileiro Lucas Foster, idealizador do World Creativity Day, organizou esse que é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo”, comenta a líder do evento em Jaguariúna, Ana Paula Cunha.
 
O evento que vinha sendo realizado anualmente com atividades presenciais precisou ser transportado para a plataforma digital em menos de 30 dias. No ano passado, o evento ocorreu em 50 cidades, em 2020, são 115 cidades, 15 países e mais de 1.200 atividades disponíveis em uma única plataforma.
 
A participação de Jaguariúna acontece nesta terça-feira, 21, com a oficina de Tik ToK, comandada pelo ator, bailarino, coreógrafo, professor, produtor cultural, diretor de espetáculos artísticos e eventos, arte-educador e diretor de Cultura, João Paulo Nascimento. A live está marcada para as 16h.  
 
De acordo com Ana Paula esse é o primeiro passo para estabelecer uma frequência da cidade nesse evento na cidade, entrando assim, para o mapa criativo.
 
Para que as pessoas possam participar e convidar os amigos para fortalecer Jaguariuna no Mapa da Criatividade é preciso entrar na plataforma oficial: www.worldcreativityday.com, para ter acesso a todas as atividades gratuitas.
 
Segundo Ana Paula todos nós líderes do Dia da Criatividade têm a obrigação como ato de resistência e otimismo mostrar que a criatividade, é sem dúvida, a principal ferramenta para que a gente consiga vencer os obstáculos. 
 
Aplicativo
 
Neste ano, o público poderá assistir atividades de qualquer localidade gratuitamente, por meio do aplicativo oficial Dia da Criatividade App, disponível para Android e iOS nas lojas da Apple e Google Play.
 
O aplicativo foi a solução encontrada para manter o evento e foi desenvolvido em tempo recorde e doado sem custos  pela startup Labora, de educação online. No app oficial, o público poderá entrar em salas virtuais e escolher as atividades que desejam assistir de acordo com seus interesses. 
 
“Agora é o momento de julgar menos e experimentar mais. De repensar a forma como resolvemos os problemas, pois temos que ficar em casa e a solução precisa vir de dentro de nós e em família. O Dia Mundial da Criatividade é uma grande oportunidade para aprendermos mais e repensarmos nossa forma de viver e conviver.”, comenta Lucas Foster, idealizado do Dia Mundial da Criatividade. 
 
O World Creativity Day pretende impactar um público de 1.000.000 de famílias ao redor do mundo através de sua comunidade global e de suas milhares de atividades gratuitas. 
 
Data 

O World Creativity Day é uma iniciativa fundada pelo psicólogo e ativista da criatividade Lucas Foster para aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade e da inovação na solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento econômico e social sustentáveis.
O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

O World Creativity Day respondeu aos pedidos do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Resolução 71/284 para chamar a atenção sobre a designação de 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outros organismos internacionais e internacionais, organizações regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais e indivíduos.

O internauta ainda escutar a entrevista com a líder de Jaguariúna, Ana Paula Cunha, no áudio que complementando esse texto. 
Compartilhe:
Comente: