Estrela da Mogiana

Notícias > Saúde

Secretaria de Saúde de Jaguariúna alerta sobre os cuidados para enfrentar o novo coronavírus

por Redação/Estrela da Mogiana em 16/03/2020 É preciso mudar hábitos para evitar a doença A Secretaria de Saúde de Jaguariúna alerta que, com a disseminação do novo coronavírus, já classificada de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), se faz cada vez mais necessário que a população mude alguns hábitos e adote medidas de prevenção contra a Covid-19.
 
No momento, segundo a secretaria, esta é a melhor medida para reduzir a proliferação do vírus. Esta é uma doença provocada pelo novo coronavírus e oficialmente conhecida como Covid-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução).
 
O vírus causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentes registrados na China, Itália e em outros países. O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe.
 
Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.
                                    
A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções, como saliva e gotícula da tosse ou espirro, ou pelo aperto de mãos.
 
Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum, com febre, tosse e dificuldades para respirar. A pessoa deve procurar o serviço de saúde mais próximo, para análise inicial. Se o quadro for compatível com a definição de caso de Covid-19, esse serviço de saúde deverá seguir o fluxo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde.
 
Proteção
 
A principal recomendação é higienizar as mãos. São cuidados simples, mas importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.
 
- Mãos: lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%, principalmente;
- Quando tossir: cubra a boca e o nariz. Use os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. E, se usar, lembre-se de higienizá-las
 
- Quem esteve em países com casos confirmados da doença e apresentar sintomas suspeitos deve: evitar o contato com outras pessoas, procurar um serviço médico imediatamente e seguir os cuidados recomendados
 
- No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população em geral. Quem estiver saudável não precisa se preocupar. Mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas. Essas informações fazem parte do Guia de Prevenção sobre o Coronavírus.
 
Compartilhe:
Comente: