Notícias > Memórias de Jaguariúna
Memórias de Jaguariúna: Leontina Baldassin retrata a infância nos desenhos e pinturas
por Gislaine Mathias em 29/01/2020
Naquela época, era muito difícil registrar os acontecimentos através das fotografias, então, na atualidade ela se recorda por meio da arte.
Ela retrata com riqueza de detalhes situações de trabalho e de lazer, desde a colheita da uva, a volta da roça, a reza do terço em latim até a plantação de arroz.
“A minha infância foi na roça, família grande e se reunia aos domingos. Embora não tinha o conforto de hoje e a tecnologia, era um tempo maravilhoso. A gente era feliz, subia em árvores e comia muitas frutas”, recorda Leontina.

Já os finais de semana eram bastante movimentados, na área rural do distrito. “Eu adorava os domingos, nós íamos na missa, conversávamos com as pessoas e almoçávamos com toda a família. Minha avó Carolina Bariza Baldassin levantava às 4h da manhã para preparar a macarronada, carne, pão e sopa. Além dos parentes, chegava à tarde no sítio os vizinhos e amigos. A água do rio era tão limpa que dava para ver os peixinhos” ressaltou.
Dois trechos do livro Viver o Mundo Verde do Jaguari – Um pouco da história de Jaguariúna, de Leontina
Fragmentos
O padre Gomes tocava
o sino logo bem cedo
O domingo era lindo
pois antes da diversão
É de Deus que se lembrava
Vinha o pessoal da roça
amarrava bem a mula
Comprava fumo e aguardente
mortadela e querosene
Tirava um dedo de prosa
e despedia da gente

Veja mais:
- por Gislaine Mathias em 15/01/2021 Vozes da Notícia #22: As dicas e orientações para evitar dívidas e guardar dinheiro em 2021 O entrevistado deste episódio é o empresário do setor de Educação, Fernando Azevedo, diretor do CNA.
- por Gislaine Mathias em 22/06/2020 Histórias do Esporte: Olímpico é o time mais antigo do futsal de Jaguariúna com 45 anos Time iniciou as atividades na quadra da escola Amâncio Bueno, onde atualmente funciona a Prefeitura.
Comente: