Estrela da Mogiana

Notícias > Memórias de Jaguariúna

Memórias de Jaguariúna: Leontina Baldassin retrata a infância nos desenhos e pinturas

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 29/01/2020 Desenho feito pela artista Leontina mostra o dia da colheita da uvaA artista e escritora, Leontina Baldassin de Godoy eterniza nos desenhos e pinturas os vários momentos vividos nos sítios Colomba, Florianópolis e Santa Cruz, e as histórias contadas pelos seus antepassados.
 
Naquela época, era muito difícil registrar os acontecimentos através das fotografias, então, na atualidade ela se recorda por meio da arte.
 
Ela retrata com riqueza de detalhes situações de trabalho e de lazer, desde a colheita da uva, a volta da roça, a reza do terço em latim até a plantação de arroz.
 
“A minha infância foi na roça, família grande e se reunia aos domingos. Embora não tinha o conforto de hoje e a tecnologia, era um tempo maravilhoso. A gente era feliz, subia em árvores e comia muitas frutas”, recorda Leontina.
 Confraternização no sítio Santa Cruz: Irmã Lídia, tia Nair e Leontina, no ano de 1967
Já os finais de semana eram bastante movimentados, na área rural do distrito. “Eu adorava os domingos, nós íamos na missa, conversávamos com as pessoas e almoçávamos com toda a família. Minha avó Carolina Bariza Baldassin levantava às 4h da manhã para preparar a macarronada, carne, pão e sopa. Além dos parentes, chegava à tarde no sítio os vizinhos e amigos. A água do rio era tão limpa que dava para ver os peixinhos” ressaltou.
 
Dois trechos do livro Viver o Mundo Verde do Jaguari – Um pouco da história de Jaguariúna, de Leontina
 
Fragmentos
 
O padre Gomes tocava
o sino logo bem cedo
O domingo era lindo
pois antes da diversão
É de Deus que se lembrava
 
Vinha o pessoal da roça
amarrava bem a mula
Comprava fumo e aguardente
mortadela e querosene
Tirava um dedo de prosa
e despedia da gente
Sítio Santa Cruz, no ano de 1966, da Família Baldassin. Atualmente, parte do sítio ainda existe, mas o restante da terra se transformou em vários bairros, entre eles, Bela Vista II, São Francisco, Jardim Venturini e o Parque Luiz Barbosa
 
Compartilhe:
Comente: