Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Jornalista do site Estrela da Mogiana é homenageada com título de Cidadã Jaguariunense

por Bruno Giannini em 09/12/2019 Neguita, autor da homenagem, a jornalista Gislaine e o presidente da Câmara Waltinho (Fotos de Vladimir Catarino)A Câmara Municipal de Jaguariúna realizou na noite desta quarta-feira, 4, no Teatro Dona Zenaide, sessão solene para entrega do título de Cidadão Jaguariunense a onze pessoas que se destacam em diferentes áreas de atuação e contribuem para o desenvolvimento da cidade. Os nomes dos homenageados foram indicados pelos vereadores e aprovados por meio de Decreto Legislativo.
 
O presidente da Câmara, Walter Luís de Camargo Tozzi presidiu a mesa composta pelos vereadores Cássia Murer Montagner, David Hilário Neto, José Muniz, Neguita Torres e Romilson Nascimento. Já o vereador Afonso Lopes da Silva, atuou como Mestre de Cerimônia, e destacou em linhas gerais que os homenageados são pessoas que encaram os desafios, cumprem suas missões com coragem, humildade e tornam suas trajetórias dignas de reconhecimento e inspiração.
 
As pessoas agraciadas com o título de cidadania foram Gislaine Oliveira Mathias, Antonio Claudio Felisbino Júnior, Adélia Abreu, Arlindo Abreu, Regis Totti Seben, Nilson dos Santos, Izabel Cristi San Marqui Candido, Adonias Mendes de Araújo, Jozafar Sidiney Gonçalves Pomponet, Ademar Sampaio, Ladislau Botelho Cordeiro e Edemir Bonfim de Vasconcelos.
 
O prefeito Gustavo Reis esteve presente ao evento e explicou que o título de cidadania é uma das maiores honrarias existentes no município, entregue a pessoas importantes, que colaboram com o desenvolvimento social local. "A pessoa homenageada passa a ser conterrânea da terra natal, mesmo que não tenha nascido ou não resida na cidade que lhe agraciou com a honraria", pontua.
 
Natural de Campinas — mas moradora de Jaguariúna desde os dias iniciais de sua vinda ao mundo — a primeira da noite a ser homenageada foi Gislaine Oliveira Mathias, jornalista formada pela PUC-Campinas, fotógrafa profissional, proprietária do portal de notícias Estrela da Mogiana, editora de conteúdo informativo da Rádio Estrela FM e funcionária de carreira, concursada na Prefeitura de Jaguariúna, onde iniciou sua trajetória profissional na Secretaria Municipal de Educação, como professora, lecionando para as séries iniciais do ensino infantil.

Ela é neta do imigrante português, Antonio Oliveira Mathias, que chegou no Porto de Santos em 13 de dezembro de 1920, e veio trabalhar na Companhia Mogiana, no trecho Campinas/Jaguary.
 
O vereador Neguita Torres, autor da indicação (aprovada em plenário por unanimidade) para a entrega do título de cidadania à Gislaine Mathias revela que, antes de tomar a iniciativa de tentar conceder a honraria, ficou em dúvida se a jornalista já não havia sido homenageada anteriormente. "A Gislaine é uma pessoa esforçada, uma excelente repórter, tem um ótimo caráter. Por causa disso, imaginei que, com certeza, ela já até teria o título. Até porque é muito querida pelas pessoas, devido ao jeito simples que ela tem de tratar os outros. Queria, na verdade, fazer uma surpresa, mas tive que acabar ligando pra ela e confirmar se ela possuía ou não essa homenagem. O título de Cidadã Jaguariunense à Gi é mais do que merecido. É um justo reconhecimento", analisa.

Walter Tozzi  compartilha da  mesma opinião de Neguita. "A Gislaine é uma pessoa simples, humilde, mas de um coração grandioso. Ela sempre esteve voltada dentro da história de Jaguariúna para a cobertura jornalística, principalmente dentro da área esportiva, com muita responsabilidade, seriedade e ética. Quando o nome dela foi ventilado na Câmara, todos o receberam, unanimemente, com muito carinho. Até causou surpresa saber que a Gislaine ainda não tinha esse título honorífico", confessa.

Gislaine Mathias comenta sobre qual foi seu sentimento em receber a homenagem. "Fiquei feliz pelo reconhecimento de um trabalho de muitos anos dedicados ao jornalismo de Jaguariúna. Venho ao longo desse tempo, sempre registrando as notícias culturais e esportivas, com o intuito de valorização da arte, da prática esportiva, dos atletas e artistas de Jaguariúna. O resgate histórico também vem sendo uma prioridade no meu trabalho, pois acredito que temos que conhecer a história da nossa família e da nossa cidade para construirmos um futuro mais harmonioso", avalia.

Vale ressaltar que na noite desta quinta-feira aconteceu mais uma sessão solene, em que foram homenageados José Augusto Rosa, Jorge Caruso, Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi, Luiz Carlos Motta, Carlos Alberto Basilio, José Bueno da Silva, Fabrizio Rosa, José Alves Cordeiro, João A. Esmerindo, Antonio Mauricio Cordeiro Hossri e Saulo de Castro Ribeiro.

As sessões solenes das duas noites foram abertas ao público, contaram com a presença de familiares e amigos dos homenageados e foram sonorizadas com música ao vivo, a cargo do Trio Sarapalha, formado por músicos de Jaguariúna. São eles: Daniel Marion (violão e voz), Bruno Brizotti (acordeom e voz) e Rafael Refondini (percussão/bateria e voz). O repertório foi composto por clássicos da MPB.
Todos os homenageados da noite de quarta-feira, dia 4



























 
Conteúdo Relacionado: #Cidadã Jaguariunense
Compartilhe:
Comente: