Estrela da Mogiana

Notícias > Saúde

Jaguariúna realiza ações nesta quinta-feira pelo Dia Mundial do Diabetes

por Redação em 14/11/2019 Prevenção é o melhor remédio para evitar a doençaJaguariúna realiza uma programação para lembrar do Dia Mundial do Diabetes, que ocorre nesta quinta-feira, dia 14. A Secretaria de Saúde preparou uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no programa Melhor em Casa e no CAPS.
 
Diabetes é uma doença que requer alguns cuidados para que não haja complicações.
 
Ela é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Assim como as demais, também com o diabetes o melhor remédio é a prevenção.
 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
 
A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
 
Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer. A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).
 
O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença, como, alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.
 
Em 2006, a Organização das Nações Unidas entrou nessa parceria, por meio da resolução nº 61/225, para conscientizar todas as nações do mundo de que o diabetes é, de fato, uma doença epidêmica com impacto social e econômico grave, principalmente entre os países em desenvolvimento.
 
Nasceu, portanto, o Dia Mundial de Diabetes, em 14 de Novembro, apontando para um Novembro Diabetes Azul - a entrada da ONU e a cor azul, simbolizando a bandeira da entidade, deram um peso político incomensurável.Informações da programação no site da Prefeitura de Jaguariúna. 
 
 
Conteúdo Relacionado: #Diabetes
Compartilhe:
Comente: