Estrela da Mogiana

Notícias > Memórias de Jaguariúna

Memórias de Jaguariúna: Bar das Frachetta fazia sucesso entre os moradores do distrito de Jaguary

por Gislaine Mathias em 09/10/2019 Maria Luppi Frachetta, com as filhas, netos e genros num momento de encontro de família, no ano de 1928O Bar das Frachetta era famoso no Distrito de Jaguary por oferecer deliciosos doces. Localizado na rua Alfredo Engler, atraia a atenção dos moradores com receitas caseiras e saborosas, que iam do rocambole de bananada, bolo branco, pudins, queijadinha, bom-bocado até a bolacha de nata.
 
Segundo relata Hermelindo Poltronieri Junior, o Bilu, toda sexta-feira, era dia de fazer os doces, que eram muito cobiçados pelos moradores do distrito. Ele conta que o diferencial era a utilização de produtos naturais e recordou do doce chamado Brevidade, feito de araruta, que era o carro chefe.
 
Ele recorda que um ingrediente bastante usado nas receitas era o coco fresco, quebrado e descascado à mão pelas Frachetta para fazer queijadinhas, cocadas e outros doces. “Na segunda-feira só sobrava suspiro na prateleira do Bar das Frachetta”, salienta.
 
Para assar os quitutes era utilizado um forno enorme à lenha construído com tijolo, que também torrava amendoim em casca. O estabelecimento comercial ainda vendia cigarros, charutos, bebidas, azeitonas, lanches, balas e frios.
Algumas das receitas do antigo caderno das irmãs Frachetta
Conteúdo Relacionado: Memórias de Jaguariúna
Compartilhe: