Estrela da Mogiana

Notícias > Região

Polo Astronômico de Amparo recebe inscrições para curso "Coisas que vemos no céu"

por Redação/Estrela da Mogiana em 02/10/2019 Atividade é voltada para pessoas a partir de 14 anos e são oferecidas 50 vagas O Polo Astronômico de Amparo abriu inscrições para o curso de difusão científica “Coisas que vemos no céu – Introdução à Astronomia Observacional Amadora”, que acontece no dia 5 de outubro, na sede do complexo. 

A atividade é voltada para pessoas a partir de 14 anos. Ao todo são oferecidas 50 vagas e o investimento é de R$ 130. A inscrição pode ser feita no site www.poloastronomicoamparo.com.br ou pelos telefones (19) 3326-8264 e (19) 99295-9586 (WhatsApp). O curso terá oito horas de duração, das 9h às 18h, com intervalos para almoço e café. 

O conteúdo aborda temas como sistemas de coordenadas celestes, movimento dos objetos na esfera celestes, medidas de distâncias astronômicas, reconhecimento de estrelas e constelações do hemisfério sul e objetos de céu profundo.
 
O programa ainda inclui os planetas e as leis dos movimentos planetários, objetos do Sistema Solar, além do tema Sistema Sol-Terra-Lua suas fases e eclipses e noções básicas de instrumentação para observações astronômicas.
  
Para participar, os interessados devem ter conhecimento elementar de matemática, nível Ensino Fundamental. É necessário trazer material escolar básico – caderno, canetas, lápis e borracha – e uma calculadora científica para as atividades práticas. 
 
O Polo Astronômico de Amparo oferece estrutura diferenciada e completa para o curso. Planetário Digital, telescópios e uma atmosfera propícia sem incidência de luz externa no céu permitem aos alunos diversos tipos de simulações para exemplificar os conceitos abordados.

Os alunos recebem certificados e ao final do curso podem permanecer nas instalações do complexo para atividades extras (opcionais), como observar o céu pelos telescópios. Informações adicionais também podem ser obtidas pelo telefone.

Polo Astronômico de Amparo

O Polo Astronômico, construído em 60 mil metros quadrados, às margens da Serra da Mantiqueira, foi inaugurado em setembro de 2015 em uma área privilegiada a cerca de 1.000 metros de altitude. 

A região é livre de qualquer tipo de poluição luminosa direta. Por meio de uma lei municipal, todo o arredor do complexo foi declarado “Sítio para Observações Astronômicas”. A intenção é coibir a presença de luz artificial que possa atrapalhar as atividades.

O observatório está localizado a 15 minutos do perímetro urbano de Amparo, com acesso no km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga Amparo a Bragança Paulista, bairro do Sertãozinho.


 
Compartilhe:
Comente: