Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Compulsão tecnológica pode prejudicar a saúde de internautas e causar vários problemas

por Bruno Giannini em 30/09/2019 O excesso pode levar a problemas sérios de saúde (Imagem de Jan Vašek por Pixabay)A internet é uma ferramenta que mudou o mundo. Tudo ficou mais rápido e ágil a partir dela. No entanto, há casos extremos de pessoas que não conseguem ficar sem seu uso, chegando ao ponto de precisarem de tratamento médico para se livrar da compulsão.
 
Conforme o psicólogo e coordenador do Programa de Dependentes de Internet do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (AMITI) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Cristiano Nabuco de Abreu, cada vez mais pessoas buscam ajuda para o tratamento das dependências tecnológicas (Internet, vídeo game, celulares e etc.), devido a vários aspectos psicológicos (baixa autoestima, depressão, fobias sociais, dentre tantos outros) e sociais (a solidão, isolamento e o estilo de vida nos grandes centros urbanos).
 
"O grande objetivo não é fazer com que as pessoas se livrem da tecnologia. O que a gente quer é que elas retomem o controle desse uso", diz Nabuco, do Hospital das Clínicas.
 
Oito em cada dez pacientes, segundo ele, chegam ao final do tratamento sem sintomas. Os demais, muitas vezes reiniciam a terapia.
 
O tratamento envolve reuniões em grupo para conversas com psicólogos e psiquiatras e, se for preciso, o uso de medicamentos para combater transtornos associados à dependência.
 
Para a psicóloga, bacharel em Ciência da Computação, além de especialista em Informática e Educação, Daniela Crissiane Demski Adário, a violência urbana, a falta de confiança, a insegurança, a timidez e a comodidade nos tornam vulneráveis a este tipo de patologia.
 
"Vale lembrar que uma pessoa que gosta de estar conectado e de navegar na internet não necessariamente é viciada. É preciso observar o comportamento caso a caso. Se uma pessoa não sente mais vontade de se relacionar com seus amigos, se sente angustiada quando não está na internet e só se acalma quando está conectada, talvez seja o caso de procurar ajuda. Somente um psicólogo ou psiquiatra podem dar o diagnóstico correto", pondera e finaliza.
 
 Sintomas da compulsão por internet
 
Oito sintomas caracterizam a compulsão pela internet, redes sociais, smartphones etc. Para a pessoa ser considerada dependente, de acordo com os especialistas da USP, ela precisa apresentar pelo menos cinco desses itens:
 
1. Ficar muito irritado ou ansioso caso não consegue acessar a internet;
 
2. Mentir sobre a quantidade de horas que realmente fica na internet;
 
3. Passar o dia inteiro com a internet ou assuntos relacionados a ela na cabeça;
 
4. Tentar interromper o uso de dispositivos, mas não conseguir;
 
5. Precisar aumentar o período de utilização para se sentir realmente satisfeito;
 
6. Sentir que está se afastando de seus familiares e amigos devido ao uso desses aparelhos;
 
7. Ter alterações de humor bruscas de quando está online para quando está offline;
 
8. Não reparar na passagem do tempo enquanto está conectado, podendo até ficar sem realizar necessidades básicas por isso.
 
 
 
Compartilhe:
Comente: