Notícias > Memórias de Jaguariúna
Memórias de Jaguariúna: Momentos de brincadeiras e orações no distrito de Jaguary
por Gislaine Mathias em 25/09/2019
“Nós brincávamos de cirandinha, de peteca, esconde-esconde e até os nossos pais entravam no meio das brincadeiras. Também contavam histórias de assombração e depois morríamos de medo na hora de dormir. Foi uma infância muito gostosa”, destaca Thereza.
Ela ainda recorda que os pais Carlos Turato e Oscarlina Pires Turato reuniam as crianças, que eram parentes, assim como as demais do distrito, para fazer teatrinhos, em sua casa. “Naquela época não tinha distração e minha família reunia quase todos da Vila. A gente brincava de teatro o dia inteiro. Meu pai também fazia cirquinho com os filhos à noite. A gente sentava na sala, meu pai cantava os cânticos de igreja, depois fazia algumas brincadeiras e contava histórias”, recorda.
Na Fazenda Capim Fino, também de propriedade da família, Thereza possui várias recordações, tais como, das procissões que eram realizadas em tempo de seca, na década de 30. “Quando faltava chuva um colono avisava o outro para a reza do terço e quando acabava a procissão já chovia. Era uma época muito boa”, finaliza Thereza.

Veja mais:
- por Gislaine Mathias em 15/01/2021 Vozes da Notícia #22: As dicas e orientações para evitar dívidas e guardar dinheiro em 2021 O entrevistado deste episódio é o empresário do setor de Educação, Fernando Azevedo, diretor do CNA.
- por Gislaine Mathias em 22/06/2020 Histórias do Esporte: Olímpico é o time mais antigo do futsal de Jaguariúna com 45 anos Time iniciou as atividades na quadra da escola Amâncio Bueno, onde atualmente funciona a Prefeitura.
Comente: