Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Nosso Brasil: concerto reúne bandolim e piano no palco do Teatro Municipal de Jaguariúna

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 28/07/2019 Danilo e André dividem o palco com o concerto Nosso BrasilOs músicos Danilo Brito e André Mehmari apresentam o concerto “Nosso Brasil”, neste domingo, 28, às 19h, no Teatro Municipal Dona Zenaide, com entrada gratuita, pelo Festival de Férias de Jaguariúna.
 
Eles são mundialmente conhecidos e considerados os melhores em seus respectivos instrumentos. O bandolinista autodidata, Danilo conta detalhes da parceira e da apresentação em entrevista a reportagem do site Estrela da Mogiana.
 
Estrela da Mogiana - Qual a expectativa de se apresentar no Teatro de Jaguariúna?
 
Danilo Brito – Estamos lançando o nosso disco intitulado Nosso Brasil. A expectativa para o concerto é a melhor possível. O público pode ter certeza de que cada nota tocada será de coração, assim, como, nos honra muito saber que o público estará de coração aberto para a nossa música.
 
Estrela da Mogiana – Como nasceu o concerto Nosso Brasil?
 
Danilo Brito – O concerto Nosso Brasil surgiu de um ProAC, com gravação de um disco e circulação de shows. O disco inclui pérolas da música brasileira: Pixinguinha, Tia Amélia, Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Garoto, e inclusive músicas de nossas autorias. Esse disco posso dizer que é único em nossas carreiras, tanto pela sonoridade como pelo ineditismo, e agora temos a oportunidade de levar para os palcos do estado de São Paulo.      
 
Estrela da Mogiana – Qual o objetivo do concerto?
 
Danilo Brito – O objetivo desse concerto, entre outras coisas, é trazer a arte divina para o palco, a beleza da música brasileira verdadeira ao público brasileiro, que está se reencontrando com a sua própria cultura e poderá perceber grande honestidade em nossa música nesse dia.
 
Estrela da Mogiana – Na sua opinião qual a importância de oferecer um concerto aberto ao público de maneira gratuita?
 
Danilo Brito – A importância de ter esse concerto aberto ao público é justamente não haver restrição a qualquer alma que queira vir e prestigiar a arte legítima. Um concerto de nível internacional acessível a todos.
 
Estrela da Mogiana – Como nasceu a sua parceria com André Mehmari?
 
Danilo Brito - A parceira surgiu de maneira inusitada. Um dia ele apareceu em casa com um bandolim, porque também é entusiasta desse instrumento, nós tomamos café, conversamos e tocamos bastante.  E eu mostrei uma valsa de minha autoria que tinha acabado de compor e estava prestes para entrar no estúdio, mas essa faixa seria de bandolim solo. E André pediu para gravar essa música comigo, assim foi feito e gravamos essa música com bandolim e piano e o resultado foi incrível. E essa música encerrou o meu disco de 2014, com composições próprias e seria uma prévia da parceria de sucesso que veria acontecer pela frente.
 
Estrela da Mogiana – Como é unir esses dois instrumentos num único concerto?
 
Danilo Brito – Essa formação não é muito convencional, pois o bandolim é típico do choro, com acompanhamento de dois violões, cavaquinho e pandeiro e o piano tem a característica de se auto acompanhar embora possa se encaixar num conjunto tradicional de música brasileira acústica.
Tivemos grandes pianistas no choro, a começar por Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Tia Amélia, etc, mas somos obrigados a reconhecer que o piano não é um instrumento muito fácil de ser transportado.
Essa formação de piano e bandolim somente, nos deixa mais livre, margem a intepretações mais amplas e com ideias abrangentes. Essa parceria vem dando muito certo.
 
Estrela da Mogiana – Comente sobre o trabalho Nosso Brasil?
 
Danilo Brito – Esse disco reúne algumas das mais belas obras-primas da música tradicional brasileira, como, Terna Saudade de Anacleto de Medeiros, Faceira e Batuque de Nazareth, Amoroso de Garoto e Bordões ao Luar de Tia Amélia. Há músicas nossas também no disco. Esse álbum foi gravado com muito capricho e músicas vindas do coração, e com a melhor captação de som possível, e tem me orgulhado bastante.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Compartilhe:
Comente: