Estrela da Mogiana

Notícias > Saúde

Megamutirão realiza 1.400 atendimentos em dois sábados nas unidades de saúde de Jaguariúna

por Redação/Estrela da Mogiana em 02/07/2019 Proposta da Secretária de Saúde foi diminuir a fila de espera (Foto Ivair Oliveira)Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Cruzeiro do Sul, Florianópolis, 12 de Setembro, Miguel Martini, Nova Jaguariúna e Jardim Fontanela realizaram cerca de 1.400 atendimentos, no Megamutirão da Saúde, em Jaguariúna.
 
Os atendimentos ocorreram em dois sábados, dias 15 e 29 de junho, e de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Megamutirão superou o esperado e ajudará a colocar em dia a fila de espera que era longa.
 
“Esse trabalho foi altamente positivo para todos, pois, além do grande número de atendimentos realizados, temos a satisfação de atender os usuários da rede municipal, que muitas vezes dependem desse serviço para obter um encaminhamento que lhe permitirá fazer um tratamento específico”, analisa a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
 
Só no último sábado, 29, foram registrados 829 atendimentos, em três unidades de saúde. No balanço apresentado pela Secretaria de Saúde, a UBS Cruzeiro do Sul registrou 282 atendimentos, divididos em 82 consultas com clínico geral, 112 com ginecologista, 32 de papanicolau, 41 doses de vacinas aplicadas e 15 encaixes. Do total de pacientes agendados, 49 não compareceram.
 
Na UBS do Florianópolis foram realizadas 53 consultas com clínico geral, 76 de ginecologia, 23 encaixes, 24 coletas de C.O. (Cistologia Oncótica/Papanicolau) e aplicadas 54 doses de vacinas, totalizando 280 atendimentos. Já o número de pacientes que marcaram e não foram à consulta foi menor: 34. 
 
Por sua vez, os 183 atendimentos realizados na UBS da Vila 12 de Setembro foram divididos entre 82 consultas com clínico geral, 49 na especialidade ginecologia, houve 17 encaixes, 22 exames de papanicolau, aplicação de três doses de vacinas e registradas apenas 28 faltas. Quanto aos pacientes que buscaram atendimento com médico oftalmologista, foram 84 atendimentos e somente 5 faltas.
 
Conforme a secretária de Saúde, somando os atendimentos desta segunda etapa do Megamutirão com os números da primeira, ocorrida no dia 15 de junho nas UBS' da Vila Miguel Martini, Bairro Nova Jaguariúna e Jardim Fontanela, foram atendidos cerca de 1400 pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
 
Dessa forma, segundo ela, houve uma substancial redução nas filas de espera na rede municipal, principalmente para quem buscava atendimento médico com clínico geral, ginecologia e oftalmologia.
 
 
Compartilhe:
Comente: