Estrela da Mogiana

Notícias > Memórias de Jaguariúna

Memórias de Jaguariúna: morador antigo relata momentos da infância vividos no bairro de Guedes

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 05/06/2019 Cyrilo com cerca de 16 anos num momento de lazer com Marica, Adelina, Moacir, Bia e Lourdes, na antiga ponte do trem em GuedesCom 97 anos de idade, Cyrilo Bodini guarda em sua memória as lembranças da infância no sítio, no bairro Capotuna. Numa das recordações, ele conta que era costume receber os amigos que iam passear e fazer piqueniques, no sítio, que era um lugar muito bonito e cheio de frutas.  
 
Ainda lembrando dos momentos de infância, ele relata que andava a pé cerca de 3 quilômetros para ir até a escola, que ficava no meio do pasto, em Guedes. A sua paixão por jogar futebol começou aos oito anos: ele tinha o hábito de levar uma bola na sacola para brincar no recreio. “A gente utilizava a árvore de pindaúva como trave para jogar com os amigos”, relembra.   
 
Um fato inusitado marcou tanto a sua vida que até hoje ele lembra com orgulho e saudade. “Eu era molequinho e ainda usava calça curta, quando num jogo da Barra contra o Santa Isabel, faltou um jogador e me chamaram para jogar. Eu estava sem chuteira e ainda marquei um gol para a Barra”, recorda alegre da façanha.
 
Segundo Cyrilo, era um tempo em que as pessoas andavam muito a pé, pois não havia transporte, então, era costume trazer os sapatos na mão. “Quando ia chegando perto da Vila, onde hoje é a delegacia, limpava os pés e calçava os sapatos”, relata Cyrilo, de um dos costumes da época que marcou as vidas de muitos jaguariunenses.
 
Compartilhe:
Comente: