Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Centro de Operações e Inteligência é inaugurado no combate e prevenção à criminalidade

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 17/05/2019 Prefeito de Jaguariúna e autoridades no Centro de Operações e InteligênciaCom um sistema moderno de monitoramento, o Centro de Operações e Inteligência da Polícia Municipal de Jaguariúna foi inaugurado na noite de ontem, dia 16 de maio, reunindo autoridades e membros da população.
 
A sala do COI, instalada na sede da Polícia Municipal, é equipada com 8 monitores com 49 polegadas cada, onde é possível visualizar imagens captadas a uma distância de até 2 Km.
 
E ainda conta com um moderno sistema de 40 câmeras de vigilância, sendo que 27 instaladas pela Prefeitura e outras 13 acopladas, para fazer o monitoramento das principais ruas, avenidas, do comércio e dos locais de maior movimento na cidade.
 
O secretário de segurança, Renato José de Almeida Chaves Filho, disse que esse é o início de uma era moderna com tecnologia de primeiro mundo voltada para a segurança pública. Ele explica que o COI é a união de ferramentas integradas de alta tecnológica com a competência de um contingente constantemente treinado para o atendimento rápido e eficiente em busca de uma cidade mais segura.
 
“Os componentes do Centro de Operações e Inteligência são rádio frequência digital com maior alcance, clareza e sigilo nas comunicações; integração com a rede Infoseg - banco nacional de informações de segurança, justiça e fiscalização; câmeras de monitoramento de alta definição 360 graus e zoom de longo alcance, atendimento 153 modernizado e tecnologia de última geração”, enfatiza. 
 
Ele ainda ressalta ser um momento especial para os profissionais da área e quem ganha é a população de Jaguariúna com um moderno equipamento na prevenção e combate à criminalidade. As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos e que requerem maior atenção.  
 
O juiz da 1ª Vara de Jaguariúna, Marcelo Forli Fortuna destacou que a segurança pública é um direito de todos e um dever do estado. “As autoridades e as instituições funcionam, só que nós precisamos que o executivo nos dê instrumentos para cumprirmos com a nossa função”, enfatiza o juiz que aproveitou para parabenizar o prefeito e todas as pessoas que apoiam esse projeto.
 
O presidente da Câmara de Jaguariúna, Walter Luis Tozzi de Camargo salientou a importância no investimento em segurança. “Com equipamentos modernos, a cidade ampliará esse trabalho trazendo a Jaguariuna a tranquilidade e a paz que a nossa cidade sempre teve e busca mesmo diante da modernidade e da expansão da RMC”, destaca o vereador completando que Jaguariúna é um exemplo na Região Metropolitana de Campinas.  
 
O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis disse que esse é um marco na segurança pública de Jaguariúna. “É um terror para o cidadão quando ele é roubado, sendo uma agressão forte, e a proteção ao cidadão é questão de proteção a integridade física, do direito da pessoa de viver livre de maneira tranquila, e nós buscamos a qualidade de vida acima de tudo”, analisa o prefeito.
 
E ainda reforça que é mais um trabalho voltado para a população. “É usar a tecnologia a favor da segurança pública e isso é um investimento que vale a pena, pois estamos investindo em vidas, protegendo a integridade física do cidadão. É uma evolução muito grande na segurança pública da cidade.
 
A Talentech Tecnologia Ltda é a empresa responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos. O custo mensal para manter o equipamento funcionando é de R$ 68 mil e inclui a central de imagens. O Centro de Operações foi instalado na sede da Polícia Municipal.

Centro de Operações conta com equipamentos modernos e de alta definição
 
 
Compartilhe:
Comente: