Estrela da Mogiana

Notícias > Culinária e Histórias

Culinária e Histórias: bolinho de chuva surge em Portugal e se populariza no Brasil com Monteiro Lobato

por Redação em 03/05/2019 Receita veio de Portugal, mas se popularizou no Brasil através da obra de Monteiro LobatoO bolinho de chuva é considerado um prato típico do povo português e se tornou famoso no Brasil pela sua presença na obra de Monteiro Lobato, no Sítio do Pica-Pau Amarelo, quando era preparado pela Tia Nastácia.
 
Certamente o bolinho de chuva é uma receita obrigatória nas folhas daquele antigo caderno de receitas de alguma tia, avó ou até mesmo da sua mãe.

A lenda é que numa tarde chuvosa, algumas crianças sentiam-se infelizes por não poderem brincar no quintal.
 
A mãe destas crianças pensou em algo que pudesse entretê-las e ao mesmo tempo, alimentá-las. Foi quando fez os bolinhos, meio que por acaso, e batizou-os de “bolinhos de chuva” ao cobri-los de açúcar e canela, após fritá-los, devido ao temporal que caia naquela tarde na região onde moravam, em Portugal.
 
Bolinho de chuva brasileiro
 
Esta é a receita do famoso bolinho de chuva brasileiro, fácil e rápido de fazer. É ideal para receber as amigas em um chá da tarde ou para matar a vontade de doce das crianças durante a tarde.
 
Ingredientes
2 ovos
2 colheres de açúcar
1 xícara de chá de leite
Trigo para dar ponto
1 colher de sopa de fermento
Açúcar e canela
 
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes até ficar uma massa não muito mole, nem tão dura. Deixe aquecer uma panela com bastante óleo para que os bolinhos possam boiar. Quando estiver bem quente comece colocar colheradas da massa e abaixe o fogo para que o bolinho não fique cru por dentro
Coloque os bolinhos sobre papel absorvente e depois se preferir passe-os no açúcar com canela. Você pode substituir a canela por chocolate em pó, que também pode ser acrescentado na massa sem grandes prejuízos.
 
Bolinho de chuva assado
 
Ingrediente:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar
3/4 de xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ovos
 
Modo de preparo:
 
Em um recipiente, coloque todos os ingredientes, menos o fermento e a farinha de trigo. Com ajuda de um fouet ou na batedeira, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Acrescente a farinha de trigo e o fermento peneirados, aos poucos, misturando bem até que tenham sido incorporados.
Disponha a massa em forminhas de empada metálicas untadas ou em forminhas de cupcake. Leve para assar em forno preaquecido a 200º C por aproximadamente 20 minutos.
Dica: você também pode rechear os seus bolinhos! Use banana, goiabada, doce de leite, creme de avelã, geleia e muito mais. Basta colocar o recheio no meio e cobrir com um pouco mais de massa.
 
Compartilhe:
Comente: