Estrela da Mogiana

Notícias > Culinária e Histórias

Tradicional panqueca é tema da coluna Culinária e Histórias nesta sexta-feira

por Redação em 01/03/2019 Panqueca é uma das receitas mais antigas e surgiu na FrançaHoje, sexta-feira, dia 1º de março, o site Estrela da Mogiana, lança a coluna Culinária e Histórias. Além de divulgar as receitas, a proposta é sempre contar um pouco das histórias das comidas. O internatura também pode participar da coluna enviando a sua receita com nome completo para o whatsApp 97158-1505.
 
No lançamento da coluna, destaque para a tradicional panqueca que surgiu há mais de nove mil anos, na França. Acredita-se que a primeira panqueca nasceu quando uma mulher derramou, de forma acidental, um pouco de mingau no fogão e percebeu que tal substância cozinhava rapidamente.
 
O hábito de comer panqueca se difundiu rapidamente por toda a Europa e a partir da década de 20, a panqueca passou a ser um prato comum em várias partes do mundo. Nesta edição da coluna Culinária e Histórias, a receita de panqueca é integral e bastante saudável.
 
Panqueca Integral
 
Ingredientes
 
1 xícara de leite desnatado morno (200ml)
2 colheres de sopa (cheias) de aveia em flocos graúdos
1 colher de sopa de farinha de trigo integral
1 colher de farinha de trigo refinado
1 colher de chá de fermento
1 ovo
Sal a gosto
Uma pitada de pimenta do reino ou noz moscada (se for da sua preferência)
Azeite para assar as panquecas
 
Preparo
 
Reserve o azeite. Basta todos os ingredientes no liquidificador. Numa frigideira antiaderente, passe o azeite com um pincel e leve ao fogo baixo. Despeje uma pequena quantidade da massa e vai espalhando com cuidado até formar um círculo. Pegue um punhado de gergelim e salpique sobre a massa crua na frigideira. Quando estiver dourada, vire a massa para dourar o lado com o gergelim. Retire do fogo quando os dois lados estiveram dourados.
 
Faça o recheio ao seu gosto, mas lembre-se de usar ingredientes saudáveis.  Evite presuntos e queijos amarelos. Dê preferência para as verduras e queijo branco, como ricota. Você também pode fazer com recheio de carne de frango ou de vaca. Se for colocar molho por cima use o de tomate e sirva com uma salada.
 
Compartilhe:
Comente: