Estrela da Mogiana

Notícias > Saúde

Curso de Técnicas de Castração busca atender a demanda de animais de rua

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 21/11/2018 A proposta é realizar esse tipo de ação com frequênciaO 1º Curso de Técnicas de Castração de Pequenos Animais do Centro Veterinário Esperança teve a primeira edição, no mês de novembro. A intenção do curso, que deve ocorrer periodicamente, é atender a demanda de animais de rua, comunitários e de tutores sem condições financeiras de castrar, que são indicados pela ONG Xodó de Bicho. Com esse projeto, o aluno é quem viabiliza a castração desses animais, e ao mesmo tempo aprende na prática as técnicas de castração.
 
Segundo a médica veterinária e organizadora do curso, Cinthia Murias, a população de cães sem lar é problema de saúde pública, pois grande parte dos animais não consegue um lar, e acabam ficando nas ruas, com sede, fome, sem abrigo, doentes, podendo ainda transmitir doenças para a população, como a raiva. Além disso, procriam facilmente e o problema só aumenta.
 
“A maneira mais eficaz para controle dessa situação é a castração, que em nosso município não acontece de maneira eficaz. O projeto visa atender essa demanda, de maneira responsável, efetiva e didática, onde todos saem ganhando, os animais, a população e os alunos que serão um canal dessa rede do bem em suas cidades após formados”, frisa.
 
O curso foi ministrado pelo médico veterinário Cilas Carlos Barbosa Junior e contou com a parceria da ONG Xodó de Bicho e patrocínio da médica  veterinária Camila L. Rossetti Poltronieri, proprietária da escola de Inglês Universal Language.

Organizadora do curso Cinthia, patrocinadora Camila e o veterinário Cilas
 
Compartilhe:
Comente: