Memórias de Jaguariúna: As notícias do Distrito nas páginas dos jornais de Mogi Mirim
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 19/08/2022
Eram registros históricos, festivos, policiais e até esportivos. Através dos antigos recortes se torna possível conhecer alguns dos acontecimentos do início do século 20, no Distrito e como era a grafia antiga daquela época.
O surgimento da primeira publicação do Distrito foi A Voz de Jaguary, em 1940, e reunia informações da igreja católica. Só anos mais tarde, em 1975, foi fundado o primeiro jornal do município ‘A Estrela’.
Na Comarca do início da década de 50, a matéria com o título ‘Jaguariúna trata de sua Independência’, destacava as condições existentes para o Distrito se tornar independente e a formação da Comissão de Emancipação.

Ainda no início da década de 50, era noticiada no jornal A Comarca, a autorização de um plebiscito no Distrito sobre a emancipação político-administrativa de Jaguariúna.

Na década de 20, um incêndio que movimentou o lugarejo, na casa comercial do Jorge Cury, foi notícia no Jornal A Comarca. O motivo foi um busca-pé.

A diversão também era destaque nas páginas do jornal A Cidade. Um dos acontecimentos da época se referia aos bailes carnavalescos, com o Jazz Maringá, na década de 30.

No final da década de 20 foi inaugurado o Cine Teatro Jaguary e esse momento especial na vida social do Distrito acabou sendo registrado pelo jornal A Comarca.

O jornal A Comarca noticiou ainda a inauguração de uma raia de corrida de cavalos, na Praça Berlim, no final da década de 20. Com o passar do tempo essa praça deixou de existir no bairro Berlim.

Um acidente envolvendo um trem noturno foi destaque na página do jornal A Comarca, também no final da década de 20.

Conteúdo Relacionado:
Memórias de Jaguariúna
Veja mais:
- Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- Projeto Memórias de Jaguariúna é lançado oficialmente nesta quinta e sexta-feira no Boulevard O projeto nasceu da coluna Memórias de Jaguariúna, que surgiu no ano de 2016, junto com o site Estrela da Mogiana.
- Memórias de Jaguariúna: Município entra na rota da pesquisa com a inauguração da Embrapa Meio Ambiente Laura e José Abrahão contam como foram os primeiros passos como funcionários da Embrapa.
Comente: