Memórias de Jaguariúna

Memórias de Jaguariúna: As notícias do Distrito nas páginas dos jornais de Mogi Mirim

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 19/08/2022 Arte com os antigos jornaisNum passado distante, o Distrito de Paz de Jaguary não contava com nenhum meio de comunicação e a única maneira de divulgação dos acontecimentos era através dos jornais de Mogi Mirim: A Comarca, O Ferrão e A Cidade.
 
Eram registros históricos, festivos, policiais e até esportivos. Através dos antigos recortes se torna possível conhecer alguns dos acontecimentos do início do século 20, no Distrito e como era a grafia antiga daquela época.
 
O surgimento da primeira publicação do Distrito foi A Voz de Jaguary, em 1940, e reunia informações da igreja católica. Só anos mais tarde, em 1975, foi fundado o primeiro jornal do município ‘A Estrela’.
 
Na Comarca do início da década de 50, a matéria com o título ‘Jaguariúna trata de sua Independência’, destacava as condições existentes para o Distrito se tornar independente e a formação da Comissão de Emancipação.
Recorte de jornal
Ainda no início da década de 50, era noticiada no jornal A Comarca, a autorização de um plebiscito no Distrito sobre a emancipação político-administrativa de Jaguariúna. 
Recorte de jornal
Na década de 20, um incêndio que movimentou o lugarejo, na casa comercial do Jorge Cury, foi notícia no Jornal A Comarca. O motivo foi um busca-pé.
Recorte de jornal
A diversão também era destaque nas páginas do jornal A Cidade. Um dos acontecimentos da época se referia aos bailes carnavalescos, com o Jazz Maringá, na década de 30.
Recorte de jornal
No final da década de 20 foi inaugurado o Cine Teatro Jaguary e esse momento especial na vida social do Distrito acabou sendo registrado pelo jornal A Comarca.
Recorte de jornal 
O jornal A Comarca noticiou ainda a inauguração de uma raia de corrida de cavalos, na Praça Berlim, no final da década de 20. Com o passar do tempo essa praça deixou de existir no bairro Berlim.
Recorte de jornal
Um acidente envolvendo um trem noturno foi destaque na página do jornal A Comarca, também no final da década de 20.
Recorte de jornal
 
 
Conteúdo Relacionado: Memórias de Jaguariúna
Compartilhe:
Comente: