Memórias de Jaguariúna

Memórias de Jaguariúna: Prédios antigos e preservados são marcos da história de Jaguariúna

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 16/07/2019 Foto antiga mostra a Matriz Centenária e como era uma das ruas do centro A Matriz Centenária de Santa Maria é um marco importante e histórico na fundação de Jaguariúna. O início da construção foi em 1889, a pedido do fundador Amâncio Bueno, no estilo gótico-bizantino e a inauguração ocorreu nos dias 12 e 13 de janeiro de 1895. A matriz permanece sem sofrer mudanças em sua estrutura arquitetônica, mas o entorno passou por transformações. Na foto é possível comparar o centro antigo com a fase atual.

Foto atual do mesmo ângulo mostra qual a visão da Igreja Centenária (Foto Gislaine Mathias)O Grupo Escolar de Jaguary foi criado em março de 1932, mas em 1944, recebeu o nome de Amâncio Bueno, em homenagem ao fundador de Jaguariúna.
Foto mostra como era a fachada da escola Amâncio BuenoJá em 6 de outubro de 1946, foi inaugurado o novo prédio, na Rua Coronel Amâncio Bueno. Em todos esses anos, muitos alunos passaram pelos bancos dessa escola. Atualmente, o prédio sedia parte da estrutura da Prefeitura de Jaguariúna e o Gabinete do Prefeito.  
Atualmente, o prédio sedia a Prefeitura de Jaguariúna
Compartilhe:
Comente: