Memórias de Jaguariúna

Memórias de Jaguariúna: Rui Barbosa e Mário de Andrade visitam fazendas no distrito de Jaguary

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 14/05/2019 Rui Barbosa e a família durante visita a Fazenda Santa Úrsula (Fotos Casa da Memória)Jaguariúna era apenas um distrito cercado de fazendas, mas já recebia a visita de personalidades ilustres, no início do século 20. De acordo com pesquisa citada pelo coordenador da Casa da Memória, Tomaz de Aquino Pires a visita do poeta, folclorista, escritor e figura importante da Semana de Arte Moderna, Mário de Andrade, na Fazenda da Barra ocorreu em setembro de 1920, e foi publicada pelo jornal A Comarca.
 
“Foi uma das visitas mais importantes. Ele era amigo de Olívia Guedes Penteado, filha do Barão de Pirapitingui e que morou até 14 anos na Fazenda da Barra”, contou Tomaz. De acordo com publicações da época, Olívia foi considerada madrinha da Semana de Arte Moderna.
 
Ele ainda recorda que Alfredo Guedes, irmão de Olívia, e que também cresceu na Fazenda da Barra, foi Secretário da Agricultura e deputado estadual.
 
Já a Fazenda Santa Úrsula costumava receber personalidades e intelectuais da época. No ano de 1914, o jurista, jornalista, escritor e político, Rui Barbosa esteve com a esposa e a filha, na Fazenda Santa Úrsula, sendo recebido pelo amigo e parente, Barão de Ataliba Nogueira. Também visitou a fazenda o Conde D’Eu.   
 
Antes dessas visitas, no ano de 1875, na inauguração da linha férrea de Campinas a Mogi Mirim, o imperador Dom Pedro II e a esposa Teresa Cristina percorreram o trecho de trem. “A nossa história é muito rica, precisamos estudar o nosso passado e imortalizar os nomes de algumas personalidades que viveram em Jaguariúna”, frisou Tomaz.

Mário de Andrade durante visita na Fazenda da Barra no ano de 1920
 
Compartilhe:
Comente: